sexta-feira, 10 de abril de 2009

Ibama comemora 20 anos de luta pela preservação ambiental


O ministro Carlos Minc elogiou nesta segunda-feira (30) a atuação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que, segundo ele, vem dando agilidade às licenças ambientais, sem perder o rigor necessário à preservação do meio ambiente. Ele destacou o trabalho dos analistas ambientais, tanto na análise dos processos como na fiscalização e combate aos crimes contra a natureza, fundamental para a consolidação da Política Nacional do Meio Ambiente.

Minc discursou na cerimônia do vigésimo aniversário do Ibama, comemorado nesta segunda-feira na sede do órgão, em Brasília, da qual participaram o presidente da entidade, Roberto Messias, o presidente do Senador, José Sarney, que criou o órgão, e o jornalista Fernando César Mesquita, seu primeiro presidente.

Para o ministro, o Ibama é o braço forte do estado no combate à degradação ambiental. Ele lembrou que vem fazendo questão de acompanhar pessoalmente ações do Ibama, como a Operação Arco de Fogo. Elas são exemplos do papel do Instituto, tanto na identificação quanto na repressão dos crimes ambientais e estão contribuindo para mostrar que as autoridades ambientais estão de olho nos desmatadores e estão botando na cadeia os responsáveis por práticas contrárias à preservação, avaliou.

A ampliação do número de analistas, que já foi aprovada pelo Ministério do Planejamento, permitindo a contratação de 500 novos servidores para trabalhar no combate ao desmatamento e ao tráfico de animais na Amazônia, foi lembrada por Minc como uma das medidas para o fortalecimento do Ibama.

Ele considera o papel do Instituto cada vez mais importante, principalmente no que diz respeito ao cumprimento das metas do Plano Nacional sobre Mudança do Clima, que exige o combate às queimadas como forma de redução das emissões. Para ele, o rigor tem de aumentar, sob pena de comprometimento das metas. O ministro assegurou que o Ibama contará com todo o apoio necessário por parte do MMA para prosseguir na sua tarefa, que implica a garantia de preservação de todos os biomas brasileiros. (Fonte: MMA)


Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=44638

Nenhum comentário:

Postar um comentário