sexta-feira, 10 de abril de 2009

Conferências das Nações Unidas para o meio ambiente e o desenvolvimento social(CNUMAD).


A cada ano que passa a Responsabilidade Social vem aumentando gradativamente nas sociedades mundiais, e as Conferências Mundiais de Desenvolvimento Social (CMDS) tornaram-se um grande marco na história, que destacou o papel da igreja, através das Comunidades Eclesiais de Base e da Teologia da Libertação.

As empresas estão incorporando a responsabilidade corporativa, estabelecendo relações com seus diversos públicos, sendo prescrita pela moral, pois estão além das responsabilidades legais, tendo diferentes posturas.

As Conferências Mundiais de Desenvolvimento Social têm como foco o desenvolvimento social, e ao final de cada conferência é divulgado um relatório definindo os compromissos assumidos pelos países participantes, que tanto podem ser implementados em seu território como podem ajudar no desenvolvimento de projetos em outros países, já que para combater problemas complexos como exploração do trabalho infantil, desenvolvimento urbano, desemprego, saúde e meio ambiente, é necessário que haja cooperação global, pois todos os países têm problemas semelhantes e a união entre eles possibilita uma ação mais eficaz.

Sendo assim, é possível verificar que, as CMDS além de fazer um planejamento de combate à grandes problemas que afligem todo o planeta, também faz com que a sociedade mude seu comportamento e consciência, mesmo se tratando de países diferentes, com idiomas e culturas diferentes, pensem no bem estar social e não simplesmente no individual. Já que a realidade sócio-econômica e ambiental é semelhante, por que não uma realizar uma ação conjunta?

Priscila Souza e Nicole Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário