segunda-feira, 29 de junho de 2009

Ibama premia 19 notáveis da área ambiental e Sarney


José Sarney foi um dos 20 agraciados com a medalha comemorativa da cerimônia em homenagem aos 20 anos do Ibama, realizada na segunda-feira. O senador foi escolhido por ter criado o órgão e representado o Congresso Nacional na primeira Conferência Mundial de Meio Ambiente, em Estocolmo. Os méritos do ex-presidente da República são questionados em denúncias como a do deputado federal Domingos Dutra, que o acusa de fechar o acesso a cinco praias do município de Raposo, no Maranhão (leia aqui nota do Blog Verde).

A cerimônia, realizada no auditório da sede do Ibama, em Brasília, premiou ainda outras personalidades, muitos com reconhecimento público na área ambiental. Dois jornalistas de peso na área ganharam medalha: Cláudio Savaget, que desde 1990 comanda o Globo Ecologia, considerado uma iniciativa pioneira na educação ambiental; e Paula Saldanha, que dedicou parte da carreira a programas sobre meio ambiente e é presidente do Instituto Ecológico Terra Azul.

Foram homenageados com a medalhas grandes pesquisadores do meio ambiente no Brasil: o professor Paulo Nogueira Neto, primeiro presidente do Conselho Nacional de Meio Ambiente e único representante da América Latina na Comisão Brundtland da ONU, que preparou o relatório Nosso Futuro Comum; o jurista Paulo Afonso Leme Machado, primeiro acadêmico a tratar do direito ambiental no país, autor de cinco livros sobre o tema e agraciado com o Prêmio Elisabeth Haub, concedidopelo Conselho Internacional de Direito Ambiental e pela Universidade de Bruxelas; Herman Benjamin, ministro do Superior Tribunal de Justiça especialista na área ambiental e membro da delegação brasileira na Cúpula da Terra, em Johannesburgo, em 2002; e Judith Cortesão (in memorian), uma das mais respeitadas ambientalistas do mundo e participante das duas primeiras expedições brasileiras à Antártica da história.

Entre os dez indicados pelo Conselho Gestor do órgão, foram premiados ainda Antonio Danilo, designer que criou a logomarca do Ibama; Elvez Ismar Martins (in memorian), servidor do Ibama morto em acidente durante fiscalização; Franciso Canindé, servidor mais antigo do Ibama, que começou a carreira em 1954 na Caixa de Crédito de Pesca e, quando o Ibama foi fundado, foi para o escritório do Rio Grande do Norte.

Outros dez funcionários do Ibama foram escolhidos pelos próprios servidores: Jonas Moraes Corrêa, Fausto Silva Júnior, Guilherme Gomes de Souza, José da Silva Quintas, José Fernando Pedrosa, Márcia Silva, Miriam Vaz Parente, Roseana Duarte Trein, Sueli Monteiro de São Martinho Carvalho e o primeiro presidente do Ibama, Fernando César Mesquita, responsável pelo fortalecimento do órgão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário