segunda-feira, 18 de maio de 2009

Salvador recicla apenas 5% do lixo coletado-Saiu no Jornal A Tarde


A população de Salvador está longe de ser ecologicamente correta em relação ao seu lixo. De acordo com a Limpurb, apenas 5% dos dejetos produzidos são reciclados, enquanto o ideal seria 15% . Em 2008, foram reaproveitados 65.500 mil toneladas do total de 1,3 milhão coletado.


A pesquisadora da Universidade Federal da Bahia (Ufba),
Viviana Zanta, especializada em resíduos sólidos, diz que a coleta seletiva seria uma solução para os problemas de planejamento da limpeza na cidade e acúmulo de resíduos nas ruas e contêiners. “Há necessidade de trabalhar com outras frentes, como coleta seletiva. Isso reduz esse problema (de acúmulo de lixo) dentro e fora de casa. O contêiner vai ficar com um volume menor de lixo. Se você começa a perceber a quantidade de lixo que gera, a tendência é tentar reduzir os resíduos”, diz.


Atualmente, há 75 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de lixo reciclável em Salvador. Esses espaços dispõem de quatro contêiners para coleta de vidro, papel, plástico e metal. A população reclama da quantidade desses postos. “Temos problemas com reciclagem. Na minha residência temos o hábito de separar o lixo há muitos anos. Fico procurando onde depositar”, conta Valmira Araújo, moradora de Pernambués. A internauta Tainara Nogueira também reclama: “Muito raramente vejo passando na Avenida Sete carro de coleta seletiva. Os zeladores do meu prédio não sabem informar nada a respeito. Faço seleção do lixo e tenho que levá-lo para os contêiners do Campo Grande”.


Catadores - Viviana Zanta disse que não basta esses postos de entrega voluntária. Para ela, também é necessário fortalecer as cooperativas de catadores. “Pela abrangência do sistema, poderia ser mais disseminado. Existe mercado para isso tanto nas áreas mais nobres, onde há maior produção, como nas mais pobres”, diz a pesquisadora.


Para ela, esse trabalho não é apenas do governo público, mas também da população. “Se as pessoas separassem o resíduo orgânico do reciclável, seria mais produtivo e evitaria que catadores autônomos remexessem o lixo”, explica a pesquisadora da Ufba. Segundo ela, o material reciclável deve ser guardado limpo. É necessário retirar os restos de comida e lavar. “Se colocar sujo, pode atrair formiga e barata”.


Estímulo – A Prefeitura estuda uma forma de incentivar a população a reciclar seu lixo. O sistema aplicado em Curitiba, Paraná, é apontado por Silveira Filho como um exemplo. Na capital paranaense, o lixo comum é trocado por alimento. Quatro sacos de lixo doméstico valem uma sacola com produtos da cesta básica, como arroz e feijão. Já quatro quilos de produto reciclável rendem um quilo de fruta e verdura.


“Estamos avaliando o que pode ser aplicado em Salvador”, diz Silveira Filho, informando que o aumento do número de postos de coleta seletiva está previsto em uma nova licitação para coleta de lixo em Salvador, que ainda não tem data definida para ser aberta.

FONTE: http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf;jsessionid=BD2F464315D630D3E1E327003663D01F.tomcattosh1?id=1147647

Nenhum comentário:

Postar um comentário