domingo, 17 de maio de 2009

Congresso recebe vigília pelo meio ambiente

A ONG ‘Amazônia para sempre’ já conseguiu reunir mais de um milhão de assinaturas pedindo a preservação da Amazônia.

Começou nesta quarta no Congresso uma vigília pela preservação do meio ambiente no país. Artistas e ambientalistas foram ao Senado pedir o fim do desmatamento na Amazônia.

À frente da manifestação, a ONG ‘Amazônia para sempre’. A organização já conseguiu reunir mais de um milhão de assinaturas pedindo a preservação da Amazônia.

No Senado, os manifestantes também vieram fazer um alerta: para que não sejam aprovados projetos que reduzem a proteção ao meio ambiente no Brasil.

“O objetivo da vigília é criar um grande fórum de discussão que eu acredito que não tem acontecido ainda dentro desta casa com a participação de representantes do ONGs, sociedade civil, um milhão de assinaturas do manifesto ‘Amazônia para sempre’, parlamentares”, disse a atriz Cristiane Torloni.

Na Câmara, um projeto pretende alterar o código florestal. Ele permite a redução da área de floresta que deve ser preservada nas propriedades rurais na Amazônia e que hoje é de 80%.

Outro projeto autoriza o governo a passar para proprietários privados terras públicas de até 1,5 mil hectares, sem licitação.

No Senado, um projeto derruba vários artigos do Plano Nacional de Combate ao Desmatamento. Por exemplo, o artigo que proíbe novas autorizações para desmatamento nos municípios que mais devastam o meio ambiente.

Outra medida que está para ser votada no Senado facilita o licenciamento ambiental para pavimentação e duplicação de estradas federais.

“Nem os produtores rurais e nem ninguém no Brasil quer o desmatamento. O que nós queremos neste momento é apenas a regularização ambiental”, defendeu a senadora e autora de um dos projetos, Kátia Abreu (DEM-TO).

fonte: http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1125353-10406,00-CONGRESSO+RECEBE+VIGILIA+PELO+MEIO+AMBIENTE.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário