terça-feira, 26 de outubro de 2010

Cientistas captam imagem rara de água-viva gigante


O corpo da criatura tem um metro de diâmetro e quatro tentáculos com seis metros de comprimento cada um
Foto: BBC Brasil



Cientistas conseguiram capturar imagens raras de uma água-viva gigante nas profundezas do Golfo do México usando uma câmera em um submarino operado por controle remoto (ROV, em inglês).

O corpo da criatura - Stygiomedusa gigantea - na forma de sino, tem um diâmetro de um metro e quatro tentáculos com seis metros de comprimento cada um. Ela tem uma tonalidade púrpura avermelhada e vive a uma profundidade entre 996 metros e 1.747 metros.

No vídeo, ela é observada, aparentemente, tentando envolver o equipamento com seus tentáculos. Cientistas acreditam que eles tenham a função de envolver a presa. Os pesquisadores dizem que os registros científicos indicam que este tipo de água-viva só foi avistado 114 vezes em 110 anos.

Pouco se sabe sobre a água-viva, mas acredita-se que seja um dos maiores predadores invertebrados do ecossistema das profundezas. Vídeos anteriores foram feitos na costa americana no Pacífico e no Japão, mas esta é a primeira vez que a criatura é encontrada no Golfo do México. Os pesquisadores disseram que houve quatro aparições inesperadas de águas-vivas entre 2005 e 2009, durante um trabalho submarino de rotina realizado por companhias de petróleo.

Através de estudos e registros anteriores, os cientistas confirmaram que a espécie vive em várias partes do mundo. Este projeto é a primeira tentativa de identificar sua concentração no globo.

Mark Benfield, professor da Universidade Estadual de Louisiana, em Baton Rouge, nos Estados Unidos, e sua equipe, esperam encontrar mais exemplares da espécie ao longo do chamado Projeto Serpente, uma colaboração entre cientistas marinhos e grandes empresas de energia, que permite a exploração das profundezas do oceano em detalhe.

O ROV foi fornecido aos cientistas por companhias de petróleo que operam no Golfo do México, como Petrobras, BP, Shell e Chevron.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4400456-EI8145,00-Cientistas+captam+imagem+rara+de+aguaviva+gigante.html

Por aquecimento, águas-vivas invadem praias da Espanha



Na imagem, algumas águas-vivas capturadas por autoridades em praias da Espanha
Foto: BBC Brasil


Milhares de águas-vivas e caravelas portuguesas invadiram praias da Espanha. Na costa norte do país, na época mais movimentada do verão, banhistas estão sendo alertados para milhares de caravelas portuguesas, que têm tentáculos de até 10 metros de comprimento. Mais de 300 pessoas foram feridas nas últimas três semanas.

No outro lado do país, as praias do mediterrâneo também estão enfrentando um problema semelhante, uma invasão de pequenas águas-vivas. Pelo menos 700 pessoas foram feridas na última semana.

Autoridades temem que o problema piore no futuro. Segundo cientistas, o aquecimento global e o excesso de pesca poderá aumentar o número de águas vivas em novos locais.

Estudo: elefantes são 'engenheiros' que ajudam a biodiversidade

Um estudo de cientistas americanos afirma que áreas destruídas por elefantes abrigam mais espécies de anfíbios e répteis do que aquelas que ficam intocadas, o que faz dos paquidermes verdadeiros "engenheiros ecológicos". Os pesquisadores encontraram 18 espécies de animais em locais altamente danificados pelos elefantes, enquanto as áreas intactas tinham apenas oito. As descobertas foram publicadas na revista African Journal of Ecology.

"Elefantes, junto de algumas outras espécies, são considerados engenheiros ecológicos porque as suas atividades modificam o habitat de uma maneira que afeta muitas outras espécies", explica Bruce Schulte, da Universidade Western Kentucky (EUA). "Eles fazem de tudo, desde cavar com suas patas dianteiras, puxar grama e derrubar grandes árvores. Assim, realmente mudam a paisagem."

O cientista afirma que o sistema digestivo dos elefantes, por não processar muito bem todas as sementes que eles comem, também ajuda na modificação do habitat. "Como as fezes são também um ótimo fertilizante, os elefantes são capazes de rejuvenescer a paisagem ao transportar sementes para diferentes lugares", disse Schulte à BBC.

A equipe da Universidade Georgia Southern (EUA) realizou o estudo entre agosto de 2007 e fevereiro de 2008 no rancho Ndarakwai, uma área de 4,3 mil hectares no nordeste da Tanzânia. Os cientistas identificaram áreas com grandes, médios e baixos danos causados por elefantes criados livremente, em comparação com uma área de 250 hectares que foi isolada de grandes herbívoros, como elefantes, girafas e zebras. Ao buscar amostras de espécies, os pesquisadores encontraram "uma tendência de maior riqueza em áreas com danos causados por elefantes do que na vegetação florestal."

Melhores amigos dos sapos
No artigo, os cientistas concluem que a diferença na riqueza animal nas áreas danificadas era provavelmente resultado da "engenharia" dos elefantes, gerando novos habitats para uma diversidade de espécies de sapos. "As crateras e destroços de madeira formados por árvores quebradas e arrancadas pela raiz (aumentaram) o número de refúgios contra predadores", diz o estudo.

Os cientistas afirmam ainda que os locais também favoreceram insetos, que se tornaram uma importante fonte de comida para anfíbios e répteis. Schulte afirma que a descoberta traz implicações para estratégias de manutenção do habitat e da vida selvagem. "Se estamos administrando o habitat, então claramente temos que saber para que o estamos administrando", diz. "O que este estudo aponta é que, embora algumas coisas não pareçam particularmente boas para o olho humano, isto não significa necessariamente que isto é prejudicial para toda a vida que está ali."

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4752018-EI8145,00-Estudo+elefantes+sao+engenheiros+que+ajudam+a+biodiversidade.html

Golfinhos aprendem a "andar" sobre a água por diversão, diz estudo

Golfinhos selvagens estão aprendendo naturalmente a "andar" sobre a água na Austrália, em um caso de aparente transmissão de conhecimento destinado à diversão, e não à sobrevivência.

Seis golfinhos já foram vistos no rio Port, em Adelaide, dominando a técnica - que consiste em bater a cauda de forma furiosa, forçando o corpo verticalmente para a superfície.

O comportamento não parece ter qualquer benefício evidente em termos práticos, como a obtenção de alimento, dizem cientistas que trabalham na Sociedade de Conservação das Baleias e dos Golfinhos (WDCS, na sigla em inglês).

A descoberta foi feita pelo cientista Mike Bossley, da WDCS, que passou 24 anos estudando os golfinhos que vivem no rio Port. Nos últimos anos, Bossley observou duas fêmeas adultas, batizadas de Billie e Wave, tentando andar sobre a água. Agora, quatro outros espécimes, incluindo filhotes, foram registrados tentando aprender o truque dos adultos. Eles já foram vistos treinando, embora com menos sucesso.

Truque raro
O ato de bater a cauda na água para erguer o corpo de forma vertical e se movimentar em seguida é visto facilmente entre golfinhos mantidos em cativeiro e treinados para fazer truques, mas isto é difícil na vida selvagem. De acordo com a WDCS, além de Billie e Wave, somente um outro golfinho adulto havia sido visto "andando" no rio Port ao longo de milhares de horas de observações científicas, e mesmo assim, por uma única vez.

Acredita-se que Bille tenha aprendido o "andar" em um curto período no qual ela esteve mantida em cativeiro, antes de ser levada de volta à vida selvagem. Ela transmitiu o comportamento para Wave, e agora as duas parecem passar o aprendizado para uma comunidade mais ampla.

Os fotógrafos da WDCS Marianna Boorman e Barbara Saberton recentemente documentaram o filhote de Wave, batizado de Tallula, também tentando "andar" sobre a água. O truque também está sendo tentado por outra fêmea, chamada Bianca, e por dois filhotes, Hope e Bubbles. Todos podem ser vistos diariamente tentando aplicar a técnica.

Chimpanzés e orcas
Entre as espécies conhecidas por transmitirem comportamentos, estão os chimpanzés, que aprenderam a "pescar" cupins com varas. Já as orcas ensinam várias técnicas, como para caçar focas, por exemplo. No entanto, há poucos exemplos documentados de animais passando "culturalmente" comportamentos que não sejam relacionados com a busca de comida.

Segundo Bossley, a técnica dos golfinhos de "andar sobre a água" parece ser exclusivamente destinada à diversão. "A cultura, no sentido amplo do temo, definido como 'aprender a característica comportamental de uma comunidade' está sendo agora frequentemente apresentada no rio Port", explica.


http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4753581-EI8145,00-Golfinhos+aprendem+a+andar+sobre+a+agua+por+diversao+diz+estudo.html

Bombeiros tentam salvar baleia encalhada em praia de Búzios

Uma baleia encalhou na segunda-feira na praia de Geribá, em Búzios, na Região dos Lagos, Rio de Janeiro. Nesta terça-feira, bombeiros tentavam salvar o animal.

No final da manhã de hoje, a equipe de resgate aguardava liberação de um rebocador para tentar retirar o animal. Segundo a agência Reuters, moradores também ajudam na tentativa de resgate do animal.

As baleias jubarte migram, entre julho e novembro, da Antártida. De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), essa espécie foi considerada ameaçada de extinção nos anos 80, mas a população do animal cresceu e estima-se que 60 mil vivam na natureza hoje. Apesar da melhora, a população é equivalente a apenas 50% da de 1940.

Com informações de O Dia.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4756066-EI8145,00-Bombeiros+tentam+salvar+baleia+encalhada+em+praia+de+Buzios.html

sábado, 23 de outubro de 2010

Uneb: Encontro discute ações para minimizar os impactos ambientais

Alexandre Levi
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


Qual deve ser a participação das comunidades nas dinâmicas socioambientais contemporâneas?

Para discutir questões como essa, o Núcleo de Estudos do Meio Ambiente (Numa), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB, irá promover nos dias 25 e 26 de outubro o II Encontro Ambiental da universidade.

O evento, que será realizado no Teatro UNEB, Campus I, em Salvador, está realizando inscrições, gratuitamente, na secretaria do curso de Pedagogia.

De acordo a coordenadora do Numa, Darluce Oliveira, o evento busca refletir sobre ações que minimizem os impactos ambientais planetários.

“O processo de educar para a sustentabilidade é bastante complexo e deve ser plural e participativo. Por isso, o encontro será uma oportunidade de reunir professores, diretores, coordenadores, funcionários, alunos e a sociedade a fim de repensarmos nossas atitudes para com o ambiente em que vivemos”, salienta Darluce.

Arte em papel e como fazer jóias com garrafas pet são algumas das oficinas previstas na programação, que conta ainda com mesas-redondas e palestras.

“O Numa é um importante núcleo da Proex. Sempre imbuído nas causas ambientais. Vamos apoiar sempre iniciativas que busquem o bem coletivo”, frisa Adriana.

A pró-reitora sinaliza que serão disponibilizadas, no campus, lixeiras para coleta seletiva, canecas − para diminuir o consumo dos copos plásticos − e ainda haverá ampla divulgação de material informativo a respeito das práticas ecologicamente corretas.

Informações: Numa/Proex – tel. (71) 3371-0107 (ramal 231).

http://www.uneb.br/2010/10/22/encontro-discute-acoes-que-minimizem-os-impactos-ambientais/

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Bancadas ambientalista e ruralista ganham reforços no Congresso

Danilo Macedo e Luana Lourenço, da Agência Brasil
Os impasses entre as bancadas ruralista e ambientalista no Congresso Nacional por mudanças nas legislação ambiental devem continuar na próxima legislatura. Além da reeleição de figuras conhecidas na briga recente em torno do Código Florestal – como os deputados Aldo Rebelo (PCdoB) e Ivan Valente (P-SOL) –, novos nomes devem atrair ainda mais holofotes para o debate.

A bancada ruralista conseguiu reeleger 147 dos 241 parlamentares que fazem parte oficialmente da Frente Parlamentar da Agropecuária e deve ganhar nomes emblemáticos. Entre os recém-eleitos estão o ex-governadores Blairo Maggi (PR), de Mato Grosso, Ivo Cassol (PP), de Rondônia, e Luiz Henrique da Silveira (PMDB), de Santa Catarina. Também devem se juntar à bancada a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), e o deputado Irajá Abreu (DEM-TO), filho da presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu.

Apesar dos 60% de reeleição da bancada ruralista, nomes tradicionais do agronegócio foram reprovados pelas urnas, caso dos deputados Valdir Colatto (PMDB-SC) – vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária – e Anselmo de Jesus (PT-RO).

Na avaliação do coordenador de políticas públicas do Greenpeace, Nilo D'Ávila, apesar da reeleição, alguns ruralistas perderam votos pela defesa de mudanças no Código Florestal. “A bancada da motosserra também perdeu. O Aldo Rebelo em 2006 teve 179 mil votos e agora caiu para 132 mil. O Duarte Nogueira (PSDB-SP) também caiu, de 170 mil para 124 mil.”

O lado “verde” da força manterá no Congresso nomes como Sarney Filho (PV-MA), Ivan Valente (P-SOL-SP) e Dr. Rosinha (PT-PR), que têm defendido a integridade da legislação ambiental. A bancada deve ganhar reforços com a eleição para o Senado dos ex-governadores Eduardo Braga (PMDB), do Amazonas, e Jorge Viana (PT), do Acre.

D'Ávila acredita que os quase 20 milhões de votos da ex-senadora Marina Silva na disputa presidencial devem ampliar o debate sobre questões ambientais no país, inclusive no Legislativo. “A bancada verde vai chegar motivada pelo reconhecimento das urnas”.

http://www.atarde.com.br/politica/noticia.jsf?id=5633870

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Coelba lança projeto itinerante Educação com Energia

É lançado nesta quinta-feira, 07, na Praça da Sé, em Salvador, o projeto da Coelba em parceria com a Secretaria de Educação da Bahia (SEC) Educação com Energia. A iniciativa consiste em ensinamentos sobre o uso racional e eficiente da energia elétrica, ensinado de uma forma lúdica e interativa, com recursos multimídia, palestras e experimentos. A forma como isso vai acontecer é inovadora: o caminhão da Educação com Energia, adaptado para o desenvolvimento de ações pedagógicas, se transforma numa sala de aula climatizada, com recursos tecnológicos avançados para atender alunos e professores de uma forma dinâmica e atrativa.

O lançamento terá a presença de Marcelo Corrêa, presidente do Grupo Neoenergia, holding da Coelba; Moisés Sales, presidente da distribuidora, e Osvaldo Barreto, secretário de Educação do estado. A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia vai investir cerca de R$ 1,5 milhão na iniciativa, que integra o Plano Anual de Eficiência Energética da concessionária.

A ação educativa inicialmente passará por 100 escolas, atendendo cerca de 20 mil estudantes e 500 educadores. As visitas já começam no dia 19 deste mês, e o primeiro destino a ser visitado é o município de Brumado, local em que serão visitadas 20 escolas. Na continuidade do itinerário, estão as cidades de Itabuna, Porto Seguro e Salvador. Segundo a assessoria de comunicação da Coelba, a partir do contato da companhia com as secretarias de educação de outras cidades do estado, mais municípios entrarão no projeto, que segue até o final de 2011.

Dentre os recursos tecnológicos do caminhão da Educação com Energia, estão iluminação cênica, vídeos em três dimensões (3D), telões de LED, monitores touchscreen (sensíveis ao toque), entre outros. A unidade móvel também levará alguns experimentos do Museu de Eficiência Energética da Coelba, como a Casinha Eletrificada, plataforma que simula o consumo energético de uma residência.

O projeto, além de capacitar alunos com apresentações e oficinas, vai permitir que professores atuem como multiplicadores das práticas de eficiência energética. Os docentes terão aulas sobre Economia de Energia, Preservação Ambiental e Segurança e Eletricidade. A Coelba vai disponibilizar os recursos necessários para a formação, a expemplo de publicações do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), cartilhas, folders e vídeos educativos.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Coelba, o material didático será doado para as escolas, e ficará à disposição nas bibliotecas e instituições.

| Serviço |

O quê: Projeto Educação com Energia

Quando: A partir de 19 de outubro. Lançamento nesta quinta-feira, 07 de outubro, às 10h

Onde: Em 2010, as cidades confirmadas são Brumado, Itabuna, Porto Seguro e Salvador.

Lançamento acontece na Praça da Sé

http://www.atarde.com.br/vestibular/noticia.jsf?id=5631425