terça-feira, 5 de outubro de 2010

Coelba lança projeto itinerante Educação com Energia

É lançado nesta quinta-feira, 07, na Praça da Sé, em Salvador, o projeto da Coelba em parceria com a Secretaria de Educação da Bahia (SEC) Educação com Energia. A iniciativa consiste em ensinamentos sobre o uso racional e eficiente da energia elétrica, ensinado de uma forma lúdica e interativa, com recursos multimídia, palestras e experimentos. A forma como isso vai acontecer é inovadora: o caminhão da Educação com Energia, adaptado para o desenvolvimento de ações pedagógicas, se transforma numa sala de aula climatizada, com recursos tecnológicos avançados para atender alunos e professores de uma forma dinâmica e atrativa.

O lançamento terá a presença de Marcelo Corrêa, presidente do Grupo Neoenergia, holding da Coelba; Moisés Sales, presidente da distribuidora, e Osvaldo Barreto, secretário de Educação do estado. A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia vai investir cerca de R$ 1,5 milhão na iniciativa, que integra o Plano Anual de Eficiência Energética da concessionária.

A ação educativa inicialmente passará por 100 escolas, atendendo cerca de 20 mil estudantes e 500 educadores. As visitas já começam no dia 19 deste mês, e o primeiro destino a ser visitado é o município de Brumado, local em que serão visitadas 20 escolas. Na continuidade do itinerário, estão as cidades de Itabuna, Porto Seguro e Salvador. Segundo a assessoria de comunicação da Coelba, a partir do contato da companhia com as secretarias de educação de outras cidades do estado, mais municípios entrarão no projeto, que segue até o final de 2011.

Dentre os recursos tecnológicos do caminhão da Educação com Energia, estão iluminação cênica, vídeos em três dimensões (3D), telões de LED, monitores touchscreen (sensíveis ao toque), entre outros. A unidade móvel também levará alguns experimentos do Museu de Eficiência Energética da Coelba, como a Casinha Eletrificada, plataforma que simula o consumo energético de uma residência.

O projeto, além de capacitar alunos com apresentações e oficinas, vai permitir que professores atuem como multiplicadores das práticas de eficiência energética. Os docentes terão aulas sobre Economia de Energia, Preservação Ambiental e Segurança e Eletricidade. A Coelba vai disponibilizar os recursos necessários para a formação, a expemplo de publicações do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), cartilhas, folders e vídeos educativos.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Coelba, o material didático será doado para as escolas, e ficará à disposição nas bibliotecas e instituições.

| Serviço |

O quê: Projeto Educação com Energia

Quando: A partir de 19 de outubro. Lançamento nesta quinta-feira, 07 de outubro, às 10h

Onde: Em 2010, as cidades confirmadas são Brumado, Itabuna, Porto Seguro e Salvador.

Lançamento acontece na Praça da Sé

http://www.atarde.com.br/vestibular/noticia.jsf?id=5631425

Nenhum comentário:

Postar um comentário