terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Inovação pelo meio ambiente


Painéis solares mais eficientes, banheiros químicos sustentáveis, todos desenvolvidos a partir do bagaço de cana-de-açúcar combinado com polietileno pós-consumo e cinzas de incineração.

O pioneirismo da Cetrel no monitoramento ambiental passa, agora, à inovação em matérias primas para a indústria

Painéis solares mais eficientes, madeira plástica, banheiros químicos sustentáveis, todos desenvolvidos a partir do bagaço de cana-de-açúcar combinado com polietileno pós-consumo e cinzas de incineração. A Cetrel entra 2010 operando em larga escala com projetos em parceria com empresas nacionais buscando alternativas bem-sucedidas ao desmatamento e controle de emissão de gases na atmosfera.

O gerente de inovação e desenvolvimento, Luiz Sampaio, explica que, com a experiência acumulada na área de sustentabilidade, em 2008 a Cetrel obteve a primeira patente do processo para produção de biocompósitos a partir do bagaço da cana-de-açúcar com aplicação que vai da indústria automobilística ao setor da construção civil.

Hoje, a previsão é que R$ 10 milhões sejam investidos este ano na construção do maior centro de pesquisa e desenvolvimento em biocompósitos (novos produtos a partir de resíduos orgânicos) da América Latina, no Estado da Bahia, onde concentra suas operações.

As estimativas dos pesquisadores da empresa são que a cada tonelada de biocompósito usada em placas solares, aproximadamente 1,5 tonelada de gás carbônico (CO2) deixa de ser gerada. Com a madeira plástica, a estimativa é que a cada 33 toneladas de biocompósitos produzidos um hectare de árvores seja poupado.

Energia verde

Suzana Domingues, gerente de inovação tecnológica da Cetrel, destaca a experiência com a indústria sucroalcooleira, de valorização do vinhoto e do bagaço da cana-de-açúcar, com o objetivo de produzir biogás e energia elétrica.

Para otimizar esse processo, em dezembro, a Cetrel e a dinamarquesa Novozymes, líder na produção de enzimas industriais, formalizaram parceria para pesquisa no proces! so de transformação do bagaço da cana-de-açúcar em energia verde. O biogás pode ser usado na geração de energia elétrica para unidades industriais, e a energia excedente pode ser comercializada para a rede elétrica.

Apesar de ter abundante potencial energético na conversão em biocombustíveis e biogás, o bagaço da cana é frequentemente descartado no Brasil.

Além de ações e programas voltados para as atividades de proteção ambiental propriamente ditas, a Cetrel desenvolve projetos de responsabilidade social que contemplam a comunidade em que atua, estimulando a capacidade multiplicadora para promover uma melhor conscientização da sociedade quanto às questões ambientais.

Desenvolve política de educação ambiental, programa de estudo e preservação da fauna e mantém reserva ecológica numa área de 66 hectares no Litoral Norte da Bahia, conhecida como Parque Sauípe.

O Programa de Educação Ambiental (PEA) recebe anualmente a visita de mais de dez mil pessoas, a ! maioria alunos de escolas públicas da Região Metropolitana de Salvador, com ênfase nas comunidades vizinhas de Camaçari, Dias D´Ávila e Mata de São João. As visitas são guiadas por educador ambiental e biólogo, que transmitem noções básicas sobre uso racional de recursos naturais e preservação da fauna e da flora.

Outra ação do programa é curso de formação de multiplicadores em educação ambiental, que busca conscientizar e instruir aqueles que passarão adiante os principais conhecimentos e práticas sobre preservação do meio ambiente.

O programa funciona no Parque Sauípe, na reserva ecológica da Cetrel, localizada no município de Mata de São João e conta com estrutura ampla, incluindo Museu de História Natural, auditório, lagoas, trilhas interpretativas e túnel de observação de fauna.

Criado em 1989, o Programa de Estudo e Preservação da Fauna tem o objetivo de promover a conservação da diversidade biológica, prioritariamente na área de influência do Polo Industr! ial de Camaçari. O programa estende ainda sua atuação por todo o Litoral Norte da Bahia, Recôncavo Baiano, região do Baixo Sul e algumas regiões de caatinga do Estado.

De caráter científico, o programa atua principalmente no campo da Ornitologia (estudo das aves) e de estudos de comportamento animal, realizando um amplo trabalho de identificação de espécies, fundamental para definir as estratégias de preservação dos diversos habitats e das próprias espécies.

http://www.protefer.com/noticias.php?ver=2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário