quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Encontro debate sugestões para Convenção de Copenhague na Bahia

Caminhos para a redução dos gases de efeito estufa e a Convenção de Copenhague – encontro promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir mudanças climáticas - foram os principais assuntos abordados na reunião do Fórum Baiano de Mudanças Climáticas Globais e de Biodiversidade, realizada, nesta segunda-feira (23), na Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).

O Fórum tem a finalidade de subsidiar a elaboração e execução de políticas públicas relacionadas ao tema e também contribuir com a elaboração de diretrizes para a criação da Lei Estadual de Mudanças Climáticas e de Biodiversidade.

A Convenção de Copenhague, capital da Dinamarca, acontece entre 7 e 18 de dezembro e vai reunir os países que fazem parte da ONU para redigir e aprovar os termos da segunda parte do Protocolo de Kyoto – a primeira expira em 2012. A continuidade do protocolo estabelece novas metas de redução da emissão de gases de efeito estufa em todo o mundo.

Entre os chefes de Estado que confirmaram presença estão o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel. O evento vai reunir representantes de 192 países e deve levar aproximadamente 8 mil pessoas, entre delegações, jornalistas e observadores, à capital da Dinamarca.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Juliano Matos, o desafio é grande e o assunto tem despertado o interesse de todos. “As pessoas já estão entendendo a necessidade de ajudar na busca de meios que possam mitigar as alterações climáticas”.

De acordo com a coordenadora do Fórum, Adriana Diniz, a reunião serviu como uma pré-convenção para os integrantes de grupos de trabalho envolvidos em discussões das mudanças do clima para a Convenção de Copenhague. Participaram do encontro, representantes de secretarias estaduais, entidades ambientalistas, universidades e empresas do setor privado.

Fonte: Agecom

http://www.bahiaemfoco.com/noticia/12738/encontro-debate-sugestoes-para-convencao-de-copenhague-na-bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário